Regulamento do Circuito

I CIRCUITO BAIANO DE PESCA ESPORTIVA – ABAPE 2017

Regulamento Geral do Circuito

ARTIGO 1º – DAS ETAPAS:

O I Circuito Baiano de Pesca Esportiva será composto por 3 (três) etapas: O Torneio Cabras da Pesca, na Barragem de Pedra do Cavalo, em Santo Estêvão – BA; o 8º TOPA, na Barragem do Rio Gavião, em Anagé – BA; e o Torneio Rei do Mangue, em Ilhéus – BA.

ARTIGO 2º – DA ORGANIZAÇÃO:

O I Circuito Baiano de Pesca Esportiva é uma realização da ABAPE (Associação Baiana de Pesca Esportiva), em seus Núcleos pelo estado da Bahia.

ARTIGO 3º – DOS OBJETIVOS:

3.1 – Preservação das espécies mais valorizadas pela Pesca Eportiva, como o Tucunaré (Cichla sp.) e o Robalo (Centropomus sp.) na Bahia; assim como toda a Ictiofauna marinha e dos rios de nosso estado.

3.2 – Divulgar o potencial do Turismo da Pesca Esportiva no Estado da Bahia, e inserir o estado junto ao cenário nacional da Pesca Esportiva.

3.3 – Desenvolver a consciência ecológica dos pescadores da região e dos turistas através da divulgação e práticas que normatizam a Pesca Esportiva visando, principalmente, ao combate de materiais e atitudes poluentes e predatórias;

3.4 – Despertar as autoridades federais, estaduais e municipais, para a normatização e criação de leis específicas para o segmento da Pesca Esportiva;

3.5 – Promover o lazer e a confraternização entre os amantes da Pesca Esportiva.

3.6 – Promover as atividades náuticas, com observação das leis de Marinha e atitudes de Conservação Ambiental.

ARTIGO 4º – DAS INSCRIÇÕES:

4.1 – As inscrições para o I Circuito Baiano de Pesca Esportiva serão gratuitas.

4.2 – Toda equipe que se inscrever em qualquer das Etapas que compõe o I Circuito Baiano de Pesca Esportiva, estará inscrita automaticamente no Circuito.

ARTIGO 5º – DAS PROVAS:

5.1 – O I Circuito Baiano de Pesca Esportiva será realizado durante o ano de 2017, tendo como Etapa de abertura , o Torneio Cabras da Pesca , em Abril , e encerramento o Torneio Rei do Mangue.

5.2 – As provas serão feitas exclusivamente na modalidade iscas artificiais através de arremesso.

5.3 – As etapas possuem regulamento próprio, porém sempre na modalidade PESQUE E SOLTE.

ARTIGO 6º – DA ARBITRAGEM:

6.1 – A comissão de arbitragem será formada pelos Diretores de cada uma das etapas.

6.2 – Toda pontuação das Equipes no I Circuito Baiano de Pesca Esportiva será contabilizada pela Comissão de arbitragem.

ARTIGO 7º: DAS EQUIPES

7.1 – A equipe deverá se inscrever com um nome fantasia, o qual representará a equipe por todo o circuito e não poderá ser trocado em nenhum momento no decorrer da competição.

7.2 – A equipe deverá ser composta por no mínimo dois (02) e no máximo três(03) competidores, sendo:

  • a) Capitão da Equipe – Representará a equipe oficialmente, nunca podendo trocar de equipe durante o Circuito;
  • b) 2º Pescador;
  • c) 3º Pescador.7.3 – No caso de substituição de integrante da equipe durante as etapas, deverão ser observados os seguintes pontos:
  • a) As equipes deverão se inscrever com os nomes completos de cada competidor que a representam oficialmente no circuito, não será aceito nomes incompletos ou apelidos,
  • b) No caso de substituição de um dos integrantes da equipe em uma prova, o fato deverá ser comunicado a organização do circuito oficialmente por escrito;
  • c) A formação da equipe deverá ser mantida nas etapas sempre com o Capitão de cada equipe;
  • d) Será considerada equipe oficial do Circuito, a equipe inscrita na primeira etapa do I Circuito Baiano de Pesca Esportiva;
  • e) A pontuação adquirida em cada etapa contemplará sempre a equipe principal, ou seja, a equipe do Capitão;
  • f) Em caso de dissolução da equipe, e algum competidor trocar de Equipe, a pontuação adquirida anteriormente sempre se manterá na Equipe do Capitão;
  • g) Se o Capitão não comparecer nas etapas subsequentes, a pontuação conquistada anteriormente ficará na equipe do 2º e 3º competidor, desde que não entre nenhum outro Capitão nessa equipe;
  • h) No caso de dois Capitães resolverem participar de uma mesma equipe numa etapa subsequente, o nome fantasia e pontuação acumulada será da Equipe com maior pontuação;
  • i) Nunca poderá existir em uma equipe pontos acumulados de uma mesma etapa ;
  • j) A pontuação acumulada de uma equipe nunca poderá ser dividida entre outras equipes;
  • k) Fica estabelecido que poderá existir equipes com o mesmo nome competindo no I Circuito Baiano de Pesca Esportiva, desde que, compostos por prefixo ou sufixo distintos e de fácil identificação;
  • l) Casos omissos ao regulamento será julgado pela comissão organizadora.

ARTIGO 8º: DA PONTUAÇÃO

8.1 – Para efeito de classificação das equipes no I Circuito Baiano de Pesca Esportiva, cada equipe terá uma pontuação de acordo com sua colocação em cada prova, seguindo a seguinte tabela de pontuação, a soma dos pontos conquistados em cada prova dará a colocação da equipe na classificação geral do circuito:

  • 1º lugar 100 pontos
  • 2º lugar 80 pontos
  • 3º lugar 70 pontos
  • 4º lugar 65 pontos
  • 5º lugar 60 pontos
  • 6º lugar 55 pontos
  • 7º lugar 50 pontos
  • 8º lugar 45 pontos
  • 9º lugar 40 pontos
  • 10º lugar 35 pontos
  • 11º lugar 26 pontos
  • 12º lugar 24 pontos
  • 13º lugar 22 pontos
  • 14º lugar 20 pontos
  • 15º lugar 18 pontos
  • 16º lugar 16 pontos
  • 17º lugar 14 pontos
  • 18º lugar 12 pontos
  • 19º lugar 10 pontos
  • 20º lugar 08 pontos

Bônus por Etapa 05 pontos
Maior Peixe 40 pontos

8.2 – Em caso de empate, vencerá a equipe que participou do maior número de etapas, persistindo o empate, vencerá a equipe que tenha mais colocações próximas ao primeiro lugar.

8.3 – Como incentivo, a equipe receberá cinco (05) pontos de participação na etapa onde não conseguir pontuar até a 20ª colocação durante a competição, os quais somarão a pontuação final.

8.4 – A equipe que capturar o maior peixe em cada etapa receberá 40 pontos no Circuito.

ARTIGO 9º – PREMIAÇÃO

9.1 – Haverá prêmios e brindes sorteados e distribuídos entre os participantes em cada etapa independente.

9.2 – Serão premiados com Troféus as equipes que se classificarem do 1º ao 5º lugar em todo Circuito.

9.3 – Haverá o Grande Troféu ABAPE que será oferecido a Equipe Campeã do Circuito, onde terá o nome da equipe gravado no mesmo, e será de posse transitória da Equipe, até que seja encerrado o Circuito do ano seguinte e o troféu passe para a próxima equipe campeã.

9.4 – A Equipe Campeã do I Circuito Baiano de Pesca Esportiva deverá assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo em devolver o troféu no momento que se encerrar o Circuito do ano seguinte.

9.5 – Poderá existir prêmios para sorteio exclusivo do I Circuito Baiano de Pesca Esportiva, ou seja, para sorteio só entre as equipes participantes de todas as Etapas do Circuito.

ARTIGO 10º – DA LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA:

10.1 – Todas as etapas serão autorizadas e fiscalizadas pela Marinha do Brasil, Bombeiros , IBAMA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Secretaria de Pesca).

10.3 – As embarcações deverão portar sacolas para lixo.

10.4 – Todos os pescadores deverão portar sua Licença de Pesca e obedecer à legislação vigente.

ARTIGO 11º – DAS PENALIDADES

11.1 – Toda e qualquer irregularidade observada a este regulamento deverá ser apresentada formalmente para a Comissão Organizadora, que formará uma comissão para verificação e julgamento.

11.2 – O participante que venha praticar ato ILÍCITO durante a competição será desclassificado e ficará impedido de participar da premiação.

11.3 – Caso a comissão não tenha provas e argumentos suficientes para comprovar se a irregularidade é verdadeira ou se ocorreu uma denúncia falsa, não ocorrerão punições.

11.4 – O atleta que: exercer atitudes que depredem o meio ambiente; se apresentar em estado de embriagues, antes ou durante a competição, criando tumultos, desacatando ou agredindo competidores ou qualquer membro da Comissão Organizadora; bem como usar material não previsto neste regulamento, será desclassificado da prova.

11.5 – Qualquer descumprimento desse regulamento poderá acarretar penalidades desde advertência até a sumária desclassificação, a critério da Direção do I Circuito Baiano de Pesca Esportiva.

ARTIGO 12º – CONSIDERAÇÕES GERAIS

12.1 – Os participantes concordam em autorizar o uso de suas imagens e som de voz em qualquer tipo de mídia ou peças promocionais referentes aos eventos promovidos pela ABAPE.

12.2 – A realização da inscrição implica em que o participante tenha conhecimento e concorde com todo o conteúdo deste REGULAMENTO.

12.3 – Eventuais mudanças nesse regulamento poderão ser feitas pela Direção do I Circuito Baiano de Pesca Esportiva, desde que anunciado aos participantes antes do início da competição.

12.4 – Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção do I Circuito Baiano de Pesca Esportiva.

Compartilhe